quarta-feira, 24 de julho de 2013

cheiros que aquecem...


Hoje precisei o fogão a lenha da casa da minha avó, aquele aconchego, aquela sensação quentinha de ser amada e estar protegida de tudo, aquele cheiro de leite de rosas do abraço, de comida gostosa sendo feita e de lenha queimando...


 Sempre existe um cheiro marcando forte cada lembrança minha, o leite de rosas da vó , o cheiro de bolo e café nas tarde da infância, o perfume do pai e da mãe, o cheiro de quentão, pinhão, das festas juninas, o cheiro de lenha queimando pra aquecer o inverno, as frésias na primavera, o cheiro das roupas da Argentina, o cheiro de macela do meu primeiro amor, o cheiro de sexo quando o descobri, o cheiro da filha recém nascida, o cheiro de leite após a amamentação , o cheiro de terra molhada nas chuvas de verão, o cheiro de comida caseira , o cheiro do mar, dos primeiros pêssegos , das bergamotas, dos abacaxis de terra de areia, o cheiro de lençol limpo de hotel, o cheiro de citronela em Ilha Bela, o cheiro triste de eucalipto no leito de morte da minha vó( que antes cheirava a rosas), o odor que vira perfume quando nos apaixonamos, o cheiro ruim de quem deixamos de amar, o perfume que senti nas ruas de Paris, o cheiro do vinho que bebi em Brugges... Ah, o quanto todos esses cheiros passados acabam sendo também personagens da minha história, mais que isso, autores, quando me assaltam inesperadamente e me levam de volta...De repente um cheiro antigo num abraço novamente, um café da tarde, nas tardes que quase desisto, uma primavera de frésias em pleno inverno e rastros daquele amor de descobertas e crenças.Depois Paris, Ilha Bela, Itaqui, bergamotas no pé...Ecos de gargalhadas...A minha filha, com seus novos cheiros diariamente, framboesa, morango, pipoca, chocolate...e o cheiro dela, doce por natureza.
Ah, o cheiro bom do beijo, misto de respiração e  saliva, quando nos apaixonamos...
Sou um arsenal de cheiros e saudade e são eles me aquecem em dias como hoje.
 

Um comentário:

Lucienne Limberger disse...

Prima muito lindo os cheiros que nos acompanham, acolhem, recolhem, elevam, deprimem,....mas acima de tudo nos fazem ter lembranças eternas !!!!!!!!