quarta-feira, 19 de setembro de 2012

APROVEITEM-SE!!!!

Quem me conhece já deve saber o quanto considero a maternidade uma espécie de pós-graduação de vida, o máximo mesmo! Por que criança tem essa postura inaugural diante de tudo, tem os olhinhos genuínos, puros, nos ensinam, quando nos permitimos aprender, MUITO, tanto em sentimento, quanto em outras formas de ver a vida.
É uma dessas experiências que quero dividir com vocês: Minha filha era ainda bem pequena e voltou de um encontro, muito triste e depois de muita insistência minha, ela resolveu explicar... “ Ele não me aproveitou direito, aí eu não aproveitei ele direito...”
Percebem a importância disso, “ele não me aproveitou direito”, não aproveitou o tempo que passamos juntos , não aproveitou a oportunidade , o momento, e fazendo isso, não me permitiu aproveitá-lo.
Fiquei pensando nas tantas vezes que não fui inteiramente aproveitada, nas tantas pessoas que passaram por mim sem serem aproveitadas, e não é só a questão de “carpem diem”, de realmente viver o dia, mas de viver as pessoas que o dia e a vida te apresentam, aproveitando-as plenamente.
Quantas famílias mal se falam, mesmo dividindo o mesmo teto, cada um no seu quarto, cada um no seu notebook, vendo a sua tv (ás vezes no mesmo programa), é uma pena, não se aproveitam...
Quantos casais perdem pelo caminho o amor e os interesses em comum e passam o resto dos dias, a se provocar dores e pequenas discussões, não se aproveitam e não dão espaços para serem aproveitados e aproveitarem outras pessoas.
Ás vezes não enxergamos verdadeiramente as pessoas, como buffet de sobremesa quando estamos de regime, não olhamos, mudamos o interesse dos olhos, desviamos... e podemos não aproveitar as pessoas por falta de tempo, por falta de interesse, por medo de intimidade, por inúmeras razões, mas é preciso lembrar que ao não aproveitarmos as pessoas, não seremos aproveitados também.
É uma questão de postura, então aproveitemo-nos!!! 

Por que ontem perdi uma vizinha que não aproveitei direito e lembrei de uma amiga que também poderia ter aproveitado muito mais e já não está por aqui, fui catar esse texto e essa dica, que compartilho nessa véspera de feriado: APROVEITEM-SE!

Nenhum comentário: